terça-feira, 26 de agosto de 2008

Novelis


É uma empresa de capital fechado (apenas o grupo que a administra apresenta capital aberto) que, antes era chamada de Alcan (Alumínios Canadenses), como o nome fala é responsável pela produção de alumínio primário.


A empresa é uma multinacional e é líder mundial na área de laminados de alumínios por receita e apresenta sede em Atlanta, Estados Unidos, a empresa mantém por meio de suas subsidiárias e associadas localizadas na Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul atividades de mineração de bauxita, refinação de alumina, geração de energia, produção de alumínio primário, laminação de alumínio e reciclagem, assim como pesquisa e tecnologia.


Para a produção de ferros, ligas metálicas e alumínio necessita-se de uma grande quantidade de energia, portanto a empresa construiu uma Pequena Central Hidroelétrica do Sal que favorece no fornecimento de parte da energia gasta pela indústria a principal razão de tal ato foi o fato dos altos impostos cobrados pela larga energia que seria utilizada no processo e com a produção da própria energia esse gasto é reduzido drasticamente.Para visualizar a quantidade gasta na indústria faz-se uma comparação: “só um forno consegue utilizar a mesma quantidade de energia gasta por uma família de 4 pessoas (e na fábrica estão presentes 300 fornos)”.


A indústria é caracterizada como uma indústria de processamento(pois há um alto beneficiamento da matéria), uma indústria pesada(devido à larga quantidade de energia necessária para sua produção), dinâmica( isso pois há um contínuo incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias), e produz bens de produção na qual é uma indústria de bens intermediários(pelo fato de produzir objetos que compõem outros produtos).


A indústria apresenta a tecnologia do Dryscrubler que filtra mais de 90% os gazes que são emitidos na produção de alumínio e a fumaça que se vê saindo da fábrica é na maior parte composta por água e tem um pequena quantidade de gases.


Uma curiosidade é que a região na qual está instalada a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) era uma mina onde a Alcan, na época, retirava bauxita (que é a matéria-prima para a produção do alumínio).


Produção do alumínio:


1. A bauxita que é recebida é mandada para a moagem.
2. Depois da moagem a bauxita moída é transformada em alumina(essa que é utilizada na produção de velas para carro).
3. Reduçãoà Essa etapa transforma a alumina em alumínio líquido, é a etapa que mais consome energia. Nessa fase é dissolvida a criolita na alumina para reduzir a temperatura necessária para transformar a alumina em alumínio líquido (é reduzida de 2000º C para 800º C) Existiam 3 reduções, mas a quantidade caiu para 2 reduções por causa do aumento do preço da energia.
4. Refusãoà transformação do alumínio líquido em placas.O gás que é emitido nessa etapa é o BPF.
Laminação de chapas: Produção de grandes bubinas; Afina a matéria feita em Ouro Preto.
Fabricação de Folhas: Produção de folhas metálicas.


A reciclagem é bem lucrativa na produção de alumínio, pois ao reciclar 1 tonelada de alumínio, economiza-se 5 toneladas de minério.


Na indústria é priorizada a segurança de cada trabalhador, pois é um tanto perigoso trabalhar com fornos a 800º C, por isso são utilizados vários EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).


Na década de 1970 a Alcan, na época, foi acusada de ser responsável pela corrosão da pedra sabão (presentes em várias esculturas da região) e de componentes que estão presentes nas construções da cidade. Com isso foi criado o projeto de incentivo à cultura, que dá apoio financeiro a grupos que se inscreve em tal programa.


A energia utilizada é hidro e termoelétrica.


Resíduos:


- SPL
- Cake Fluoretado
- CRB: apresenta alta concentração de carbono, mas uma parte é reutilizada.
- Skiny: apresenta 60 de alumínio.


Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal.Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria não é empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção. Um exemplo de liga metálica é a alumina que é acrescentada a criolita em sua estrutura para a reduação da temperatura de fusão, economizando assim em energia gasta.

Nenhum comentário: