segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Relação entre a letra Assentamento e o contexto


Percebe-se uma relação entre a letra da música de Chico Buarque Assentamento, do trabalho Terra, com José Saramago e Sebastião Salgado, e a frase de Guimarães Rosa “O sertão é do tamanho do mundo”. Chico dedicou sua música "às milhares de famílias de brasileiros sem terra,que sobrevivem em acampamentos improvisados às margens das rodovias, lutando, na esperança de um dia conquistar um pedaço de terra para produzir", e na letra há menção à obra de Rosa.

Tanto a frase quanto a música fazem referência direta à terra e às pessoas que de alguma forma mantém uma relação muito estreita com ela, seja como desejo de sobrevivência, no caso dos sem-terra, ou como relação que ultrapassa a necessidade, chegando na proximidade e na admiração. Além disso ambos representam o ponto de vista daquele que se relaciona com a terra, seja o sertanejo ou o sem-terra. Abaixo está a letra da música de Chico Buarque:

Assentamento


Quando eu morrer,

que me enterrem nabeira do chapadão-

- contente com minha terra

cansado de tanta guerra

crescido de coração

Tôo(apud Guimarães Rosa)

Zanza daqui

Zanza pra acolá

Fim de feira, periferia afora

A cidade não mora mais em mimFrancisco, Serafim

Vamos embora

Ver o capim

Ver o baobá

Vamos ver a campina quando flora

A piracema, rios contravim

Binho, Bel, Bia, Quim

Vamos embora

Quando eu morrer

Cansado de guerra

Morro de bem

Com a minha terra:

Cana, caqui

Inhame, abóbora

Onde só vento se semeava outrora

Amplidão, nação, sertão sem fim

Ó Manuel, Miguilim

Vamos embora

Nenhum comentário: